terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Já viu nossa pagina no facebook em clima de Natal?

Nossa pagina no Facebook ganhou uma capa linda de Natal feita pela Domínio ID. Além de um conteúdo especializado para levar o que temos de melhor até você, sob o gerenciamento da Biblio Ideias, agora o design gráfico. Tudo para vocês curtirem! Já curtiu a nossa pagina? Clique na imagem do facebook na barra lateral a direita.

Já ouviu falar no Cartamo?

Açafrão-bastardo (Carthamus tinctorius) é uma planta bulbosa semelhante ao açafrão, geralmente com muitos longos afiados espinhos nas folhas, e com as suas propriedades, mas não tão desenvolvidas, também denominada "cártamo", "açafrão-agreste", "açafrão-bravo" e "açafroa". A palavra "carthamus" vem do árabe "kurthum" que, por sua vez, vem do hebraico "kartami" que significa "tingir".
As plantas são de 30 a 150 cm de altura com ápices de flores globulares e comumentes, flores amarelas, alaranjadas ou vermelhas, que florescem em julho. Cada filial terá geralmente de um a cinco ápices de flores contendo 15 a 20 sementes por ápice. O açafrão-bastardo tem uma raiz forte, que lhe permite prosperar em climas secos, mas a planta é muito suscetível à geada que atrasa no crescimento dos caules.

Tradicionalmente, a safra foi cultivada por suas sementes, utilizadas para coloração e aromatização de alimentos, de medicamentos, e fazer corantes amarelo e vermelho (cartamina), especialmente antes de tinturas de anilina mais baratas se tornarem disponíveis. Nos últimos cinquenta anos ou mais, a planta vem sendo cultivada principalmente para o óleo vegetal extraído de suas sementes. Em abril de 2007, foi comunicado que açafrão geneticamente modificado foi criado para criar insulina. Segundo pesquisas recentes, o óleo de cártamo é um anti-oxidante natural, ele combate o LDL (colesterol ruim); acelera o metabolismo, ajudando o organismo a queimar a gordura acumulada e a controlar a obesidade; inibe o apetite e provoca a sensação de saciedade; diminui as taxas de colesterol e potencializa o sistema imunológico; possui propriedades anti-inflamatórias; auxilia na a diluição de lipídeos, redução da celulite e da gordura localizada; promove lipase (obriga o corpo a utilizar sua própria gordura como fonte de energia); melhora a definição dos músculos e aumenta a capacidade muscular. Óleo de açafrão-bastardo é insípido e incolor, e nutricionalmente semelhante ao óleo de girassol. Ele é usado principalmente como um óleo de cozinha, na limpeza de salada, e para a produção de margarina. Também pode ser tomado como um suplemento nutricional. Também, o seu óleo é utilizado na pintura no lugar do óleo de linhaça, principalmente com o branco, pois não tem o tom amarelo que o óleo de linhaça possui.
Sua nomenclatura na INCI é Carthamus tinctorius.
Flores de açafrão-bastardo ocasionalmente são utilizadas na culinária como um substituto mais barato para o açafrão, e são, portanto, por vezes referidas como "açafrão bastardo". Sementes de açafrão-bastardo também se utilizam bastante como uma alternativa para alimentar os pássaros, pois os esquilos não gostam do seu sabor.
O óleo de gergelim aquecido com pedaços da planta é usado para tratar dores reumáticas e artrite.
A empresa farmacêutica SemBioSys Genetics está usando açafrão transgênico para produzir insulina humana à medida em que cresce a demanda mundial pelo hormônio. A insulina humana derivada desta planta ainda não está disponível para consumo.[1]
Existem dois tipos de açafrão-bastardo que produzem diferentes tipos de óleo: uma alta em ácidos graxos monoinsaturados (ácido oleico) e os outros altos em ácidos graxos poliinsaturados (ácido linoléico). Atualmente o mercado de óleo predominante é para o primeiro, que o teor de gorduras saturadas é menor que o do azeite, por exemplo.
Lana é uma cepa de açafrão-bastardo que cresce no sudoeste dos Estados Unidos, mais notavelmente em Arizona e Novo México.
Açafrão-bastardo comprado em um mercado na Turquia.
Em corantes têxteis, flores secas de açafrão são utilizados como corante têxteis naturais. Corantes naturais provenientes de plantas não são amplamente utilizados na indústria, mas ele está ficando mais importante do mundo por causa da grande naturalidade e tendências da moda. A matéria colorida em cártamo, benzoquinona é baseado na cartamina, por isso é um corante natural do tipo quinona . É um corante direto (CI Natural Red 26) e solúvel. Cores amarela, mostarda, caqui, verde-oliva ou mesmo vermelha podem ser obtidas sobre os têxteis, mas é maioritariamente utilizado para tons de amarelo. Todas as fibras hidrofílicas (todas as fibras naturais, como algodão, lã, etc) podem ser tingidos com esta planta, já que pode ser classificado como um corante direto. Poliamida também pode ser tingido sem um agente mordente por causa de sua lã, como a estrutura química. Poliéster, poliacrilnitril e outras que são fibras hidrofóbicas e sintéticas podem ser tingidos só na existência de um mordente.
Na Índia, onde é conhecido como "kusumba", o cártamo é muito usado na medicina popular: de suas flores secas é preparado um chá para tratar a icterícia.

Saiba sobre essas informações e sobre a história, AQUI

Veja mais usos no cuidado da saúde e estética AQUI
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...