terça-feira, 4 de dezembro de 2012

 
Olá, tudo bem? Toda terça vamos apresentar algum ativo, para que você se informe, conheça o poder das plantas, que são usadas em formulações e medicamentos potencializando suas propriedades. Somos apaixonados pelo que fazemos e pesquisa faz parte do nosso dia a dia para criarmos soluções que atendam de maneira personalizada, individualizada aos nossos clientes, afinal, somos indivíduos, temos necessidades diferentes um do outro.

Hoje vamos falar da Arnica, quem aí já não ouviu falar em óleo caseiro de arnica ou aquela frase: "passa arnica, faz compressa?" quando alguém tinha algum ematoma, contusão?

Segundo a Wikipedia, a Arnica é um gênero de aproximadamente 30 espécies de plantas perenes, herbáceas, que pertencem à família das Asteráceas (Asteraceae). O nome arnica significa pele de cordeiro, aludindo ao tato de suas folhas, suaves e peludas.
Este gênero circumboreal e montanhoso floresce em sua maioria nas regiões temperadas da América do Norte ocidental. Duas espécies são originárias da Eurásia (A. angustifolia e A. montana).
Algumas larvas de lepidópteros (como Bucculatrix arnicella) se alimentam de arnica.
A arnica possui as propriedades medicinais devido aos flavonóides, sendo muitos e variados seus usos. Dentre os principais podemos citar: cicatrização de ferimentos superficiais, combate de hemorragias leves, além de ser um ótimo antiinflamatório natural de uso externo. A arnica não deve ser utilizada por via oral, por ser comprovadamente hepatotóxica.

Uso na saúde:

Várias espécies, como Arnica montana e Arnica chamissonis contém helenalina, uma lactona que é um ingrediente essencial em preparados antiinflamatórios provenientes de contusões.

Podemos preparar uma loção e combiná-las com o que você precisa, para uso tópico e cuidar de dores na coluna, contusões, reumatismo, já que a arnica tem um grande poder antiinflamatório.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...