Hoje vamos falar da Arnica, quem aí já não ouviu falar em óleo caseiro de arnica ou aquela frase: "passa arnica, faz compressa?" quando alguém tinha algum ematoma, contusão?
Segundo a Wikipedia, a Arnica é um gênero de aproximadamente 30 espécies de plantas perenes, herbáceas, que pertencem à família das Asteráceas (Asteraceae). O nome arnica significa pele de cordeiro, aludindo ao tato de suas folhas, suaves e peludas.
Este gênero circumboreal e montanhoso floresce em sua maioria nas regiões temperadas da América do Norte ocidental. Duas espécies são originárias da Eurásia (A. angustifolia e A. montana).
Algumas larvas de lepidópteros (como Bucculatrix arnicella) se alimentam de arnica.
A arnica possui as propriedades medicinais devido aos flavonóides, sendo muitos e variados seus usos. Dentre os principais podemos citar: cicatrização de ferimentos superficiais, combate de hemorragias leves, além de ser um ótimo antiinflamatório natural de uso externo. A arnica não deve ser utilizada por via oral, por ser comprovadamente hepatotóxica.
Uso na saúde:
Várias espécies, como Arnica montana e Arnica chamissonis contém helenalina, uma lactona que é um ingrediente essencial em preparados antiinflamatórios provenientes de contusões.
Podemos preparar uma loção e combiná-las com o que você precisa, para uso tópico e cuidar de dores na coluna, contusões, reumatismo, já que a arnica tem um grande poder antiinflamatório.